30 novembro 2013

7

Autores apostam em Interatividade com leitores através da Criatividade!

 Oi Pessoal tudo bem com vocês, hoje eu vim falar de um assunto que já é bastante comum no meio literário, só que por aqui ganhou mais notoriedade agora com a publicação de dois livros. 




Que a Interatividade que alguns autores propõem em seus livros para que nós leitores além de soltarmos a criatividade, fiquemos mais próximos deles. E isso me pareceu uma forma ótima de estreitar ainda mais a relação dos autores com o seus leitores e ainda trocar, ideias por meio da expressão de sua criatividade é o que vem fazendo a autora Keri Smith, com diversos títulos publicados como o This is not a Book (Isto não é um Livro), Mess (Bagunça) e Finish This Book (Termine este livro) e o nosso mais novo conhecido o Wreck this Journal (Destrua este diário). Pelo que li todos tem essa pegada de ela propor algo para você fazer a cada página e você é só pegar essa frase e soltar a imaginação e depois ver o resultado. 




Em Destrua este diário ela tenta por meio de palavras como Rasgue, risque, quebre, destrua seu livro, para fazermos notar e tentar controlar o apego que a maioria de nós leitores temos, que é o orgulho de ver o seu livro impecável na estante. Sério quando vi esse livro me chamou muita atenção e logo entrou para minha lista de desejados, mas o meu TOC em livros é tanto que ficava pensando em como teria coragem de fazer cada passo desse, então foi aí que surgiu a ideia de comprar dois livros para aliviar meu coração (pode me chamar de louco, sou desses). Esse livro está dando o que falar nas redes sociais e na blogosfera literária, eu ainda não comprei mas pretendo e vou fazer todos os passos aqui para vocês aguardem. Então voltando ao assunto e isso me trouxe uma alegria muito grande ver que essa autora foi além na forma de captar seus leitores, por que o normal é o autor conquistar seu publico e interagir com eles através de suas ideias, personagens, pensamentos escritos e essa autora ela simplesmente escreve em uma página apenas "Encha essa página com Círculos" e cada página um pedido diferente, e o resultado é um livro destruído, mas cujo o qual conteúdo é tão pessoal e único, que trás ao leitor a sensação de eu que fiz, além de ser um ótima terapia para os obsessivos como eu. (^^')

Teriam coragem de fazer alguns desses exemplos?




Gostaram dos resultados?


Outro autor que podemos citar também é o brasileiro Pedro Gabriel que começou a escrever em forma de ilustrações em guardanapos e resolveu contar um romance que está sendo vivido e que sua página e suas  criações hoje são famosas no Brasil inteiro e acaba de se torna um livro de mesmo nome da página o Eu Me Chamo Antônio, que é uma novidade dá intrínseca e já é um grande sucesso, e para minha surpresa estava no instagram quando ele posta que na página 189 do seu livro tem um Guardanapo em branco para você leitor criar a frase que tanto gosta e compartilhar com ele. Já que segundo o autor muitas pessoas pediam para ter suas frase publicadas e desenhadas por ele. o que eu achei muito interessante, o que conecta ainda mais o leitor do Pedro, já que antes o que os conectava era as frases marcantes do livro.
Página 189 do livro




 E vocês o que acharam desses livros? Gostaram dessa nova forma de conexão entre o autor e nós leitores? Eu gostei bastante e espero que isso inspiram outros autores a fazer o mesmo e publicarem livros que nos instigam a soltar a imaginação e criar. E agora é esperar que os outros livros da Keri sejam publicados por aqui já que Destrua Este Diário é o único. Ah e ambos foram publicados esse mês pela editora Intrínseca. 

7 comentários:

  1. Eu adorei quando soube dessa parte do livro do Pedro, me fez querer mais ainda.
    Destrua esse diário é sensacional, sinceramente não sei como as pessoas tem tanta dó assim. É um livro, mas não é, entende? É só fechar os olhinhos e fingir que é um moleskine qualquer. A autora apostou na criatividade e nessa ideia consumista e super protetora que temos com objetos. Sou a favor do desapego, to doida pra levar ele pro banho comigo hgahaha

    Ótimo post.
    beijos
    Bia -www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Eu também super curti a ideia, enquanto ao desapego eu vou ter muita dificuldades, pois tenho um apego grande pelos meus livros, e este livro vai ser até terapêutico para mim! E levar ele para o banho vai ser algo que só de pensar me deixa nervoso!
      Obrigado! Beijos!
      Books of Seasons.

      Excluir
  2. Olá!
    Gostei muito do blog e também gostei muito das resenhas. Estou a seguir o blog :-)
    Beijos e boas leituras :-D

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana! Muito Obrigado viu! E eu que agradeço a visita e Seja bem-Vinda ao Books of Seasons!
      Ótimas leituras para nós! Beijão!

      Excluir
  3. Oi Isabelle! Muito obrigado pelo Elogio!
    E Seja super Bem-Vinda Ao Books Of Seasons
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Eu já conhecia esse projeto com os livros americanos e já achava muito legal, agora que tem em português vou procurar ter um exemplar hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só conheci depois que destrua este diário! Espero que a intrínseca publique logo os outros da autora! *-* Beijo!

      Excluir